Ceplac firma parceria com Universidade pelo desenvolvimento regional
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/Mapa) firmará nos próximos dias, convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Sul da Bahia que deverá ser implantada em Itabuna até o final do ano. O Reitor Naomar Almeida afirmou que ela vai reforçar o papel histórico da Ceplac na promoção do desenvolvimento regional com base na sustentabilidade. Para tanto, disse estar em negociações com através do diretor da Ceplac Helinton Rocha e que deverá finalizar todos os detalhes até 30 de agosto ocasião da inauguração da instituição educacional.
Considerada como uma das mais modernas do país, com o apoio da Ceplac, a Universidade deverá oferecer mais de 11 mil vagas em diversos cursos. Entre eles, o de Ciências Ambientais que será permitido por meio da Ceplac que oferecerá 100
Nesse campus, explica o reitor Naomar Almeida, “não se utilizará veículos automotores e haverá auto suficiência de energia eólica e solar, além da reciclagem de resíduos e reuso de água. Por esse motivo ela já é chamada Universidade da Mata Atlântica e é projetada para ser um exemplo de sustentabilidade”, disse o reitor.
Em outra linha de atuação da parceria com a Ceplac está a implantação dos cursos superiores tecnológicos. Eles formarão os chamados agricultores do século 21, em especial, o cacauicultor. Além da noção de língua inglesa, eles serão formados em empreendedorismo, letramento digital, economia e administração.
Numa terceira linha da cooperação a Ceplac proporcionará a Universidade a implantação de Parques de Tecnologias voltados para a agroengenharia, biotecnologias, eco-engenharia e desenvolvimento regional. Os alunos e técnicos envolvidos no sistema educacional viabilizarão o manejo tecnológica e inovação agrícola resultando no desenvolvimento regional.